17.3.11

"Eu sou Ilustrador"

Por Leandro Substance

SELO_sou_ilustrador_header
Podem perguntar, todo ilustrador profissional tem, no mínimo, meia dúzia de histórias cabeludas sobre desrespeito e desvalorização de sua profissão. Talvez por isso exista sempre uma atmosfera de irmandade quando estão reunidos e uma reação imediata quando alguém expõe alguma afronta que recebeu de um cliente ou viu no mercado. Uma pergunta que sempre aparece nessas horas é “o que fazer?”. Bom, não temos receita. Na verdade não existe receita, só um apelo à ponderação e ao bom senso. Mas se você é colega de profissão a contra-indicação é ficar calado, quieto, como se não fosse com você.
Por a boca no mundo, mobilizar e exigir respeito é um dever, principalmente quando vemos tantos profissionais ralando a exaustão para profissionalizar ainda mais o mercado, tanto para novatos quanto para veteranos. Explanações sobre direitos autorais, referências contratuais, tabelas de preço, códigos de ética, cuidados nas relações com os clientes, grupos de discussão e até consultoria personalizada. Tudo para que a qualidade do trabalho e das relações profissionais cresça sempre. Os mestres dividem prontamente suas experiências pois sabem que isso é cuidar do ambiente onde trabalham. Agora imaginem a indignação quando uma empresa, por falta de informação ou por safadeza mesmo, resolve “cagar” pra tudo isso e, por exemplo, querer que você trabalhe de graça por uma fictícia exposição. Quando a reação dá certo essas empresas voltam atrás, aprendem a valorizar e tornam-se aliadas na valorização. Mas quando o resultado da indignação é pífio a luta pela valorização deve continuar.
Para contribuir com a busca pelo respeito e valorização da profissão de ilustrador a Old Black criou um selo, disponibilizado com licença Creative Commons, para que você use quando quiser e como quiser. Sem a pretensão de resolver, quer apenas dar mais unidade às reações. Você pode colocar em seu blog, assinar seu e-mail, fazer uma camiseta, uma caneca, usar como avatar, mandar como resposta pra um cliente petulante, boicotar um concurso safado ou o qualquer coisa que venha à sua mente. Não precisa expor os créditos ou dar um trackback. Apenas pegue e use como quiser e em benefício da profissão. Só não pode comercializar pois faria a iniciativa perder o sentido.
Seguem os links para os arquivos do selo em vários formatos. Estão hospedados no servidor OBG só por conveniência, mas você pode hospedá-los e disponibilizá-los como preferir.

Sou_Illustrador_AiPC
Sou_Illustrador_AiMac
Sou_Illustrador_BMP72
Sou_Illustrador_BMP300
Sou_Illustrador_CDR
A Old Black Gallery (nem o Ui Lustre Max) não recebeu em espécie para fazer isso, mas certamente se sentirá enriquecida se um a mais que seja levantar também essa bandeira. Aqui já somos dois (três) malucos  com ela hasteada.
Em tempo, a ilustração do selo é do Fernando Mosca. Paguei pau e já mandei fazer uma camiseta :)




fonte/texto: Old Black Gallery

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails